quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Catequese e a frequência nas missas

Olá povo de Deus!
Inicia-se a quaresma, a campanha da fraternidade e em muitas comunidades a catequese começa também.
A nossa iniciou dia 09/02/2013, em véspera de carnaval, arriscamos e deu certo, muitas crianças apareceram no nosso primeiro encontro.
Este ano minha turminha é nova, são da pré - eucaristia (08 anos), esses, eu acompanho com as graças de Deus por dois anos, ou seja, até ano que vem onde será o ano que eles recebem Jesus Eucarístico pela primeira vez.
Eu não aguentava mais com vontade de conhecer meu novo rebanho e rever o meu antigo rebanho, porém eterno, retornando a catequese para perseverança.
Este ano, tivemos muitos catequistas que renunciaram, mas Deus enviou  novos catequistas que disse SIM ao chamado Dele.
Ainda estou conhecendo meus anjinhos, tentando ver em cada olhar o que cada catequizando traz dentro de si, muito carinho já senti deles. No primeiro dia, um pequenino que aproximou da coordenadora e disse assim: - Tia quero ser da turma do Jonathan tá? A coordenadora só olhou, sorriu, e deve ter pensado: - Meu Deus, como recusar uma ordem dessas? (rsrsrs)
A sobrinha da coordenadora disse também: - Tia sou da turminha do Jonathan tá?
A mãe de uma catequizanda disse: - Minha filha quer ser da turma do Jonathan ok?
Eu quanto catequista o que posso dizer vendo, ouvindo e sentindo isso?
Dizer eu não digo nada, eu sinto que Deus me deu uma missão, e devo retribuir tanto carinho recebido, dando o meu melhor, e são momentos assim que nos dão forças e nos impulsionam. O que tenho a dizer é que AMO cada vez mais a catequese, que AMO cada vez mais a vida que DEUS me confia a cada dia.
Bom, deu para perceber que este ano promete e que estou com a energia toda (rsrs).
Nossa equipe da catequese esse ano vai fazer de tudo para aproximar as famílias das missas, e como faremos isso? Faremos através da ajuda de nossos catequizandos.
Vamos levar nossos catequizandos a participarem das missas sendo assim, almejamos a presença das família.
Uma ideia bacana, recebi da catequista Silvânia (leitora do nosso blog), a ideia de celebrar uma missa no dia, ou na semana do aniversário do catequizando. Mandamos um convite à família e colocamos o nome do catequizando em intenção na missa do dia, o catequista pode também até dar um presentinho após a missa, ou aproveitar a ocasião e fazer uma visita na casa do catequizando levando o convite para a missa.
Criei um modelo de convite e espero poder clarear as ideias de vocês, amigos catequistas!
Obrigado Catequista Silvânia!

"Se tiver algum catequista que tem alguma ideia bacana envie para nosso email:  catequesecomcrianca@bol.com.br"

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótima ideia essa Jonathan, acredito que os pais vão gostar também. Parabéns pela sua nova turminha, você merece todo carinho que recebe deles, eu também estou ansiosa para conhecer a minha, aqui a catequese só vai começar na semana que vem.Que Deus te abençoe e te ilumine nesse trabalho de evangelização,( e continue tendo boas ideias para nós rsrsrs).
    Paz e Luz!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei!!!
    Vou usar na nossa turma.
    Abraço fraterno.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  4. Oie...bom te ler e sentir daqui toda empolgação... Quantos são esse ano, vc não mencionou... Jonathan, gostei da idéia de marcar a missa no dia do aniversário... uma coisa que fizemos aqui por um tempo e precisamos retomar é a escala das turmas nas missas... as turmas daquele domingo, fica encarregada de procissões de entrada, ofertório e pode-se tb quando oportuno, apresentar um teatro ou um jogral...se houver alguma criança com boa leitura, pode-se treina-la para fazer as preces...as leituras, deixe com as outras etapas, mais amadurecidos e conscientes... Aqui, acredito que nosso problema está no horário da missa com crianças, é as 08h30 da manhã... muitos acham cedo... ainda não conseguimos mudar isso, mas vamos colocar em pauta novamente nesse ano...vamos ver! Beijo grande, Deus te abençoe nessa nova jornada... força!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Jonathan, quero ser sua amiga também! Gostei muito de algumas postagens suas! Sou catequista há 19 anos e estava precisando me renovar. E você, Deus me mostrou na hora certa. Amanhã, retorno aos Encontros da Cruzada Eucarística e aplicarei a brincadeira Boca do forno, tão fácil né! Ótima para o 1º dia de Encontro. Ah! e darei as lembrancinhas também. Já tenho o costume de todo mês fazer um agrado, sempre faço alguma coisa. Na minha turminha sempre brincamos no final de cada Encontro. Depois te passarei algumas coisas que conheço também. Em breve farei o meu blog. Que Deus continue te iluminando cada vez mais , fiquei impressionada com o seu carisma e tantas ideias. Você é mesmo abençoado. Marluce, Nova Iguaçu-RJ

    ResponderExcluir
  6. Olá Marluce!!! Você já arrumou um amigo!!!
    Amei saber que você é super dinâmica assim, parabéns! Catequistas deve ser super dinâmicos assim mesmo!
    E amarei receber as dinâmicas que você usa em seus encontros.
    PAZ E LUZ!

    ResponderExcluir
  7. Estou muito feliz, primeiro porque hoje retornei aos Encontros depois das férias. E qual não foi a minha surpresa, a turminha também estava bem animada. E segundo você se tornou meu amigo, trocaremos bastantes informações para ajudar a Jesus conquistar almas puras e inocentes para seu Reino, e ajudar a outras catequistas que passam por dificuldades, pois bem sei por experiência própria que se não houver a participação dos pais nesta caminhada, fica mais difícil, mais não impossível.

    ResponderExcluir
  8. Jonathan ficou lindo o seu convite. Aqui na Paroquia tbém fazemos o que a Imaculada faz na Paroquia dela e as crianças adoram a ajudar a missa "acontecer".Abraços a todos. Silvânia Moura

    ResponderExcluir
  9. Adorei tudo,parabéns Deus o ilumine sempre!

    Sueli Prates

    ResponderExcluir
  10. Ooi Jonathan, quero te parabenizar pelo blog, gostei muuito mesmo! Eu tenho 15 anos e esse é meu primeiro ano como catequista, toh muito feliz e animada com a minha turma, dou catequese para as crianças da segunda etapa e tenho pegado váarias ideias do seu blog (rsrsrs) muito obrigada viu! Que Deus te abençoe sempre nessa caminhada e que Maria esteja ao seu lado! Bjos ;)
    Nattiele Vieira, Amambai - MS

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz