terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Módulo 7 - Catequese e Psicologia das Idades

IDADE DE DEZESSETE A VINTE ANOS
A grande adolescência (juventude), marcou o momento decisivo de um aprofundamento intelectual, e de uma primeira estabilização. É o momento de um engajamento de fé, ou um abandono da vida cristã. Realiza-se a maturação em dois planos:


NO PLANO DO CONHECIMENTO: as buscas, as dúvidas, as impressões vão amadurecer e passar pelo crivo de uma reflexão intelectual.


NO PLANO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA: graças à moderação dos impulsos isistivos, à intelectualização e à socialização, a tomada de posição irá acentuar-se, "solidificar-se" numa determinada direção. O jovem nesta fase é alguém que ama e quer engajar-se na realidade, com intuito de mudá-la. Inicia uma fase objetiva na vida: amor ablativo = sai de si psicologicamente - do amor comunhão (dar receber) passa ao amor ablativo (dar / dar-se).


CARACTERÍSTICAS: Idealismo  dinamismo  espírito de iniciativa, imenso desejo de ser autêntico. Prefere previsão à reprovação, quer resultados precisos e eficazes, rejeita boas intenções e discursos, acha-se capaz de optar, mas sente-se inseguro. Capaz de assumir responsabilidades. Sente que o sexo deve ser integrado à personalidade.

DISPOSIÇÕES INTERIORES: Alto poder de crítica, de comunicação, de diálogo, de franqueza, gosta de ser superior aos outros, voltando para o sexo, inseguro. Quer amar e ser amado.

SOCIALMENTE: Grande desejo de participar, tem consciência de solidariedade humana e encara a profissão como realização pessoal. Ajuda a promover e libertar, daí suas posições radicais diante das injustiças, pessoas e estruturas...

DISPOSIÇÕES RELIGIOSAS: Rejeita toda religião formalista e concepções passadas, tendência amoral diante de leis escritas, mas grande desejo de formação aberta, profunda, baseada em convicções orientadas para ação.

SÍNTESE: Sofre um processo de solidificação, de estabilização, de consolidação. Fase de integração total e adulta, de maturação. Capaz de definir e precisar os contornos da personalidade - está construindo sua identidade peculiar. Fase de cristalização de uma convocação própria e única. A juventude traz consigo: um inconformismo que tudo questiona; espírito de aventura que leva a compromisso e situações radicais; uma capacidade criadora; um sinal de esperança de quem quer sempre melhorar; uma aspiração pessoal mais espontânea e forte para liberdade; um sinal de alegria e felicidade; sensibilidade para com os problemas sociais; exigência de autenticidade e simplicidade; rejeição de uma sociedade hipócrita e cheia de contra-valores; um dinamismo capaz de renovar as culturas que, de uma outra forma envelheceriam.

ATITUDES DO CATEQUISTA: O catequista deve estar sempre presente para responder as perguntas duvidosas do jovem. Não há missão mais bela e delicada do que a de orientar jovens nestes caminhos privilegiados onde se realizam, trazendo sua contribuição à história. Missão que entusiasma, mas que é árdua e laboriosa. A evolução psicológica da mentalidade dos jovens parece nos acusar um momento decisivo, que a separa profundamente das gerações precedentes e a orienta, por muito tempo, para novos caminhos. O catequista deve preocupar-se com o reajuste do jovem na sociedade de hoje, e para isto é necessário conhecê-lo e amá-lo. Dar segurança para que ele possa fazer opções. Desperta o senso crítico, mas numa linha construtiva. O catequista deve apresentar a mensagem partindo da realidade e deve levar a transformar esta realidade, segundo Cristo. 
1º - Descoberta da realidade. É a tomada de consciência a partir de uma experiência, de uma situação vivencial do jovem.
2º - Desenvolvimento de atitudes interiores, pela interiorização da realidade. É o momento de situar-se pessoalmente face à realidade, de aprofundar o valor (mensagem) que carrega consigo a realidade. 
3º - Expansão e comunicação de interiorização realização, através das variadas formas de linguagem.
4º - Comprometimento pessoal: atitudes a serem vivenciadas. As reflexões, as interrogações, os desafios, as tomadas de posição devem chegar a uma vivência. A conversão se opera na ação. A criatividade de catequista deve ser alterada e enriquecida de acordo com a realidade de seus catequizandos.

Apresenta aos jovens o Cristo Vivo como único salvador, para que evangelizados evangeliza em, e como resposta do amor a Cristo, contribuam para a libertação integral do homem e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação, desenvolvendo o senso crítico frente aos meios de comunicação social contra valores culturais. Estimular a capacidade criadora do jovem, ajudá-lo a amadurecer sua vocação. Formá-lo para a alegria e esperança.

ATIVIDADES: Reflexões, debates, entrevistas, diálogos, pesquisas, conversação orientada, trabalho de grupo, leitura e interpretação de textos bíblicos, dramatizações , palavras cruzadas, oração pessoal e coletiva, murais...

" Olá catequistas amados! Amei ler nos comentários do módulo anterior as homenagens, sempre tem alguém especial que merece nossa total gratidão.
Amanhã, irei publicar o último módulo. Na verdade, ia até o módulo 10, mas os próximos módulos são pequenos, então decidi com isso, encurtar nossos módulos e finalizar com o módulo 8. Amanhã, quero que todos tragam mais um catequista para o último dia da nossa formação virtual.
Amigos, não sei como vocês estão, mas eu estou contando os dias para o início da catequese, até comecei a preparar algumas novidades. Estou pensando em novas ideias, novos projetos para catequese, e todos os detalhes vou contar em breve aqui no blog.
Ano passado minha turma ia receber Jesus pela primeira vez, e com isso a responsabilidade dobra na preparação dos encontros. Já no ano "retrasado" (2011), fui catequista de pré-eucaristia, e pude realizar alguns encontros marcantes.
Eu gosto de abusar as vezes na catequese, essa coisa de ficar só dentro de sala, em rodinha, e blá - blá, não é comigo, as vezes me acho um pouco hiperativo (rsrsrs).
Eu amo levar meus catequizandos a vivenciarem aquilo que Jesus de fato nos aprovaria como seres-humanos e cristãos. Adoro realizar encontros com Gestos Concretos, encontros de vida e encontro vivo, levar os catequizandos a fincarem seus pés no chão da realidade, realizar uma catequese encarnada e fervorosa e quero passar a vocês catequistas que me acompanham, esse fervor pela catequese com um dos encontros que realizei em 2011.



E vocês catequistas, quais são as ideias que sonham realizar com seus catequizandos este ano?

Até amanhã, neste mesmo blog para o último dia de nossa formação!

10 comentários:

  1. A Paz de Cristo e o amor de Maria.

    Minhas idéias são sempre em primeiro lugar nos colocar na presença de Deus e estar como barro. Prontos a serem moldados por Ele. Como coloquei em modulo anterior, ano passado Deus nos colocou no coração a vontade de mostrá-lo através das artes. Vejamos se esse é o plano Dele para nós.
    Bjs

    Monica Rosa

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem! Devemos nos dedicar aos jovens intensamente pois o mundo apresenta falsos deuses a eles, nos catequistas mostrar o Deus vivo e lindo em nossa vida. Claudia Comin Gomes - Bebedouro/SP

    ResponderExcluir
  3. Oi JONATHAN
    Hoje recebi meu presente e fiquei muito feliz, pena que o cd com o hino e as músicas deu erro e não conseguir ouvir as músicas, mas tudo bem. Muito obrigado! Esse material vai me ajudar muito nesta caminhada.
    Tenho muitas idéias e muitas delas inspiradas nos seus encontros, afinal seu blog é um poço de idéias maravilhosas, e não há quem não se encante com elas.
    O catequese em família, o álbum e também adotei uma ideia muito interessante e que as crianças amam, a cada encontro entrego um coração com uma frase para guardar no coração de cada um e a cada trimestre quem tiver a maior quantidade de corações ganha um brinde. As crianças guardam os corações com tanto carinho e procuram não faltar o encontro de catequese.
    Um abraço
    Cláudia Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, fico feliz pelo brinde ter chegado direitinho, pena pelo CD, mas espero que os outros sejam de muitas serventia para você.

      Excluir
  4. olá........... tenho tantas idéias...... pretendo neste ano realizar muitas delas.... mas acredito que a principal será trabalhar mais a presença da família na catequese, pois se conseguir, já irá ser fato que ajudará a presença participativa de muitas na santa missa. e com a ajuda desse blog maravilhoso e do meu amigo Jonathan que nos dá muitas idéias, acredito no Senhor que irei conseguir.
    fique na paz!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Hiperativo....estou amando tudo que você tem postado. Gostaria de saber qual etapa você irá evangelizar??? A minha é de Primeira Eucaristia, quem sabe será este ano que vamos fazer o encontro das duas turmas! Abraços Shenia.

    ResponderExcluir
  6. A Catequese que vc faz que é a CATEQUESE RENOVADA ,que levam eles a concretizar,colocar em prática na realidade de hj.No meu caso já não posso fazer assim,pq eles tem 6 anos,tem que ser em circulo,com audio- visuais,atividades manuais,músicas com gestos,orações espontâneas,etc.Meus planos me empenhar mais ainda do que faço.Abraço.

    ResponderExcluir
  7. oi Jonathan, não deu pra acompanhar esses dois dias pois meu pc deu problema e só agora consegui com que ele funcione(meu bichinho tá cansado)kkk.
    Este ano quero continuar com a Catequese em família( não fiz a postagem pra você ver) que deu muito certo, e pretendemos voltar a trabalhar mais as famílias com os encontros com a pastoral familiar/catequese, e muitas ideias estão surgindo! Que Deus nos guie para coloca-las em pratica.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essa formação, meu sonho é de que um dia nós catequistas conseguamos trazer todos os pais para participarem junto com os seus filhos de toda a preparação para a primeira eucaristia. Eliana Souza - Guarujá - SP

    ResponderExcluir
  9. bom dia jonathan,nos ultimos dias n pude acompanhar ,mas estou anciosa para começar a catequese e espero contar co seu blog que muito me ajudou ate agora e que consigamos fazer os pais participarem mais com seus filhos-Ana silvia-bocaina

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz