quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Avaliação na Catequese

Avaliar se as crianças estão aprendendo e guardando nos corações a mensagem do encontro, sempre é importante. Pois, se descobrimos que as crianças estão em dúvida sobre  algum tema é sinal de refletirmos e nos auto avaliar.
Mas, para avaliar é preciso de aplicar provas na catequese? kkkkk Claro que não!!! Catequese não é escola, catequizando não é aluno, e catequista não é professor então, é claro que para avaliar vamos escolher uma maneira mais lúdica de jeito que não assuste as crianças.
Aprendi com a Sheila do blog "Semeando Catequese" avaliar através de um bingo, mas também já usei outra forma de avaliar, um jeito gostoso, da maneira que criança gosta, sabe como? Com pirulitos!
Na pontinha do pirulito pregue a perguntinha, e coloque todos os pirulitos dentro de uma caixinha (CLIQUE AQUI e veja a que eu usei) e as crianças em rodinha vai passando a caixinha catando: "De dentro dessa caixa uma pergunta vou tirar, prestaremos atenção para ver qual será!" Quando terminar de cantar, a caixinha para e a criança que ficar, retira a pergunta, ler e tenta responder, caso não acerte na resposta o catequista escolhe uma prenda para o catequizando pagar no centro da rodinha, e depois pergunta quem sabe responder. Depois que o catequizando pagar a prenda ganha o pirulito, e aquele que acertar na resposta também ganha o pirulito, de certa forma que todos vão ganhar e a avaliação tomará um sabor especial.

E aí gostaram do formato para avaliar se os pequeninos estão aprendo com os encontros?
Veja os pirulitos!!!

10 comentários:

  1. Como sempre com belas ideias meu anjo. Você é demais!!! Deus te abençoe!!! Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!!Gosto de avaliar também com brincadeiras assim. Eu também gosto de levar pirulitos, doces, bombons. Eles gostam desses mimos.

    ResponderExcluir
  3. O meu blog está completando 1 aninho e eu passei pra agradecer a sua companhia durante esse primeiro ano de caminhada. Preparei um selinho especial para celebrar esta data e ofereço a você com muito carinho. Quando puder, passa lá pra pegar o selinho. Um grande abraço e a paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Amei essa idéia para avaliar e as crianças vão amar ainda mais!!rs. Obrigada Jonathan pela partilha ,quando partilhamos uns com os outros a nossa Catequese vai ficando cada vez mais enriquecida.Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. oi Jonathan, eu achei genial essa ideia, mas estou com algumas dúvidas:
    São em todos pirulitos que coloco as perguntas ou somente em alguns;
    As perguntas devem ser relacionadas com os encontros ja realizados;

    Obrigado por tudo
    Fica com Deus
    Vanusa
    Pres Prudente sp

    ResponderExcluir
  6. Olá Vanusa!
    Você irá fazer perguntas sobre tudo que já ensinou a sua turma até o momento, e poderá ser no total que você quiser. Se tiver 30 perguntas, faça 30 perguntas, e faça as perguntas aos seus catequizandos e se a criança repetir não tem problemas, vamos supor que a criança "x" teve a oportunidade de responder 2 perguntas e por isso ganhou 2 pirulitos, e a criança "Y" ganhou só um por que não teve oportunidade de responder 2, no final você dá um pirulito para não haver duscussões.
    Espero que tenha entendido, caso contrário pergunte novamente.
    PAZ E LUZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  7. Jonathan muito obrigado entendi sim, depois te envio as fotos da cestinha, e lhe informando como foi este encontro, não serei eu que irei passa-lo, mas a coordenadora da catequese por outros compromissos pessoais infelizmente não vou poder estar presente, espero que os meus catequizandos se recordem dos encontros para responder as perguntas, espero estar contribuindo para a formação Cristã dessas crianças a quem Deus me confiou, e você Jonathan tem me ajudado muito nesta minha caminhada como catequista viu, te peço desculpas por muitas vezes ter sido chata com vc, eu te incomodo demais né...
    tchau, paz e bem

    Vanusa
    Pres. Prudente sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanusa, fico contente por ter ajudado. Só não me contento com o seu dizer que você é chata comigo, pois não me recordo de você ser chata, muito pelo contrario, você é super carinhosa.
      Obrigado pelo seu carinho.
      Fica com Deus.

      Excluir
  8. Olá Jonathan.
    Estive sem net esses dias mas estou de volta.
    Senti muita falta dos nossos encontros virtuais. Pois, a questão me afligia e muito. E, mais uma vez, vejo que estou no caminho correto.
    Em breve teremos nossa reunião aqui e estou (com sua permissão) imprimindo seu material para levar ao grupo, claro, assinados por vc.
    Até breve.

    Monica Rosa

    ResponderExcluir
  9. Olá Jonathan.
    Estive sem net esses dias mas estou de volta.
    Senti muita falta dos nossos encontros virtuais. Pois, a questão me afligia e muito. E, mais uma vez, vejo que estou no caminho correto.
    Em breve teremos nossa reunião aqui e estou (com sua permissão) imprimindo seu material para levar ao grupo, claro, assinados por vc.
    Até breve.

    Monica Rosa

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz